Fechar

%0 Report
%4 sid.inpe.br/iris@1912/2005/07.18.22.42.18
%2 sid.inpe.br/iris@1912/2005/07.18.22.42.27
%@ INPE-4800-RPE/587
%F 436
%T Identificacao de areas irrigadas no Vale do Sao Francisco atraves de dados de sensoriamento remoto - area piloto de Petrolina - Juazeiro
%D 1989
%9 RPQ
%P 61
%A Pinto, Sergio dos Anjos Ferreira,
%A Ferrante, Jose Ernesto Telles,
%A Valerio Filho, Mario,
%A Siqueira, Francisco Bezerra,
%I INPE
%C Sao Jose dos Campos
%K ESTUDOS INTEGRADOS DO MEIO AMBIENTE, Vale do São Francisco, Petrolina (PE), Juazeiro (BA), agricultura, irrigação, identificação de cultura, tm landsat, análise ambiental, hydrology, agriculture, irrigation, crop identification.
%X O presente trabalho foi desenvolvido através da cooperação entre o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF) e teve como objetivo a identificação, monitoramento e mapeamento de glebas agrícolas irrigadas através de dados TM/LANDSAT. A area de estudo selecionada refere-se a região de Petrolina (PE)- Juazeiro (BA), definida em dois módulos: projeto Massangano e Baixo Salitre. A analise interpretativa de produtos digitais e analógicos TM/LANDSAT foi conduzida através de abordagem metodológica considerando-se as características multiespectral e multitemporal daquele sistema orbital. Através da avaliação conjunta de composições coloridas multiespectrais, para três passagens LANDSAT, foi obtido um mapa de distribuição de glebas agrícolas irrigadas, na escala 1:50.000, compreendendo o período de julho a novembro de 1987. A avaliação estatística da precisão do mapeamento revelou que o referido mapeamento apresentou precisão de 93 ao nível de significância de 0,05, quando comparado com dados de campo. Desta forma concluiu-se que a abordagem utilizada foi satisfatória, possibilitando a obtenção de um mapa temático confiável, apesar da existência de algumas limitações de contexto local.
%@language pt
%3 4800.pdf


Fechar